domingo, 29 de agosto de 2010

I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE JUINA

Aconteceu entre os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2010 o importante e muito proveitoso, I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE JUINA. Foram três dias de muito debate, reflexão, diálogo e apresentações sobre o uso dos recursos tecnológicos em pról de uma educação púbica de qualidade. Contamos a participação de quase todos os técnicos dos LIEDs do Pólo, que fizeram excelentes apresentações, contamos com um ou mais participantes dos demais Cefapros de Mato Grosso, dos nossos colegas e formadores do Cefapro de Juina, um representante do MEC (Adonai), o coordenador de tecnologia do Estado (Edevamilton) e demais participantes da Secretaria de Educação do Estado (Lucimara e Cida Borralho) e do nosso município, diretores de alguns Cefapros (Tangará da Serra e Juara), diretores e coordenadores das Escolas Estaduais de Juina, assessoria pedagógica de Juina (Vera e Gorete), prefeito de Juina (Altir Peruzzo), secretario de educação de Juina (Carlito).
Fotos
SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE JUINA



TECENDO PONTOS NA REDE







Estamos vivendo um momento de questionamentos e preocupação com a qualidade da educação pública, não que isso seja uma coisa nova, o que é novo aqui é o foco. Conseguimos (nós educadores) perceber atualmente uma crescente quantidade de inovações tecnológicas que nos colocam diante de uma enorme quantidade de informação, de formas, de entretenimento e conhecimento. Tudo muito próximo, mas ainda de certa forma desconhecido por muitos de nós educadores. Isso nos leva a refletir e pensar que estamos vivendo um renascer da era da informação, agora mais individual e personalizada, muito mais próximo de cada um. Essa é uma das principais preocupações que faz com esse Seminário de Tecnologia Educacional seja realizado “in loco”, bem próximo dos formadores de tecnologia, dos técnicos dos LIEDs, tendo em vista que precisamos nos atualizar com os avanços e evoluções da tecnologia para que possamos utilizá-la em nossas práticas pedagógicas, no nosso fazer pedagógico.

Realizado no período de 23 a 25 de agosto de 2010, no Cefapro de Juina. O Seminário possibilitou não só a participação, mas a sensibilização de educadores, quanto ao uso das tecnologias na educação. Foram três dias de muita informação, de muita reflexão e de aprendizagem. Contamos com a Presença de representantes da SEDUC, do MEC, de todos os Cefapro de Mato Grosso e os Técnicos dos Laboratórios de Informática das Escolas Estaduais do Pólo de Juina. Tivemos a presença de quase todos e podemos dizer que quem faltou perdeu um grande momento de aprendizagem e reflexão sobre a importância e uso das tecnologias na educação.

O objetivo principal deste I Seminário de Tecnologia Educacional em Juina foi refletir e debater sobre as possibilidades de se construir uma rede cada vez mais interligada por meio de blogs e site, ligando todas as Escolas, Cefapros e Centros de Educação e de Formação e também estimular os Professores Formadores em Tecnologia a trabalharem no sentido de estimularem a todos os Professores do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, enfim, todos os profissionais da educação, a se utilizarem das tecnologias em suas práticas educativas para tornarem suas aulas melhores, mais atrativas e contextualizadas. Assim, esperamos estar contribuindo para a formação do educador que seja capaz de fazer uso das tecnologias no processo educativo, sem receio e sem medo, sem medo de fazer diferente.



O Seminário teve seu inicio no dia 23 as 8:00 horas com apresentações culturais, na Casa da Cultura do município de Juina, onde permanecemos durante toda a manhã. Na parte da tarde o Seminário teve continuidade no auditório do Cefapro. A primeira apresentação foi do grupo Flautas de Mato Grosso da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, que apresentou o hino Nacional tocado com flautas e violão, uma ótima apresentação. Na seqüência tivemos a apresentação de um teatro pelo grupo teatral dos alunos da Escola Estadual Ezequiel Ramim, uma excelente peça de teatro que fez a todos refletir muito. Em seguida tivemos mais uma apresentação da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, com o grupo de dança Afro-brasileiro que fez uma maravilhosa apresentação de uma dança. A quarta apresentação foi da Escola Estadual 7 de Setembro com a apresentação de uma peça teatral sobre o uso da língua portuguesa, mais uma ótima apresentação.



Terminadas as apresentações culturais o Seminário foi iniciado com as falas de alguns convidados e autoridades presentes. Tivemos uma fala do diretor do Cefapro (Marcos) que deus as boas vindas a todos e agradeceu pela presença. Depois a fala da Assessora pedagógica (Vera), da diretora do Cefapro de Tangará da Serra (Angela), da diretora do Cefapro de Juara (Rosana), do representante do MEC (Adonai), do prefeito de Juina (Altir Peruzzo) e do coordenador de Tecnologias no Estado de Mato Grosso (Edevamilton). Na seqüência tivemos uma palestra, que foi até o horário do almoço com Prof. Ms. Edevamilton L. Oliveira / SEDUC/CFTE/MT, Navegando, Edificando e Tecendo a Tecnologia Educacional, que nós fez mergulhar nas reflexões sobre o uso das tecnologias e na importância de se tecer uma grande rede para interligar todas as escolas do Pólo e do Estado de Mato Grosso.



Durante esse Seminário tivemos excelentes apresentações de projetos e atividades que vêm sendo desenvolvidas na escola de forma inovadora e criativa. Tivemos uma participação especial de dois professores do município de Juara que nos apresentaram projetos desenvolvido nas escolas em que trabalham, que envolveram os alunos e a comunidade e despertaram o interesse da comunidade em geral para o assunto. Apresentação de Projetos/resultados - Apresentação de caso pelo Professor Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes: Mauro de Souza (Meio Ambiente). Apresentação de caso sucesso pelo Professor Escola Estadual Rosmay Kara Jose: Wanderlei Fiel (Meio Ambiente)



No dia 24 pela manhã tivemos a apresentação de alguns casos de sucesso do Pólo de Juina. Temos que destacar aqui as apresentações feitas pelos técnicos dos LIEDS do Pólo de Juina. A primeira apresentação foi da Apresentação de caso sucesso pela Técnica do LIED da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel: Aparecida Cordeiro Fernandes, que apresentou um resumo das atividades que vêm sendo desenvolvidas no LIED e de alguns projetos que escola desenvolve no decorrer do ano letivo. Depois tivemos a apresentação do técnico Maike Zaniolo Arvani, da Escola estadual Maria Quitéria, do município de Castanheira que nos relatou sobre as atividades desenvolvidas e apresentou alguns vídeos que nos fizeram refletir sobre o uso das tecnologias na educação. Na seqüência tivemos a apresentação da técnica Edinabel Santos da Silva, da Escola Estadual São Francisco de Assis, do município de Aripuanã que relatou sobre as atividades desenvolvidas no LIED e sobre alguns projetos desenvolvidos na escola. Apresentou um vídeo de uma maquete, muito bem feito e que chamou a atenção de todos. Tivemos a apresentação da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, que foi feita por um professor da escola, pois o técnico teve que viajar pra Cuiabá e não pode estar presente no seminário. O professor fez uma boa apresentação mostrando algumas das atividades que foram desenvolvidas na escola. Depois tivemos a apresentação do técnico Luiz Fernando Hoffmann que falou em nome dos demais técnicos do LIED do CEJA Alternativa. O técnico fez uma excelente apresentação mostrando as atividades que vem sendo desenvolvidas na escola e alguns projetos que vem sendo desenvolvidos pelos professores da escola.



No período da tarde tivemos algumas oficinas. Tivemos a oficina: Orientações: Cadastro, Matrícula e Avaliação dos Cursistas do PROINFO de Mato Grosso através do SIPI - Sistema de Integração do Proinfo Integrado, com o palestrante Adonay Tarcísio Marques de Souza do MEC. Ainda tivemos a oficina: Oficinas de Criação de Formulários, com o professor Joelson Marcelo - SEDUC/CEFAPRO/CUIABÁ/MT.



Como é bom realizarmos um encontro como esse. Foi maravilhoso podermos contar com a presença dos nossos colegas formadores em tecnologia de quase todos os Cefapros. Foram três dias de muita aprendizagem, de muita troca de experiências. Nada pode ser comparado e esses momentos. Mesmo que ainda timidamente mas percebemos que estamos avançando. Vimos o grande esforço que vem sendo feitos por todos os técnicos dos LIEDs para fazer que os professores façam uso de todos os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. Não só do computador mas sim de todos os recursos que tivermos disponível.



Conseguimos perceber como são importante as apresentações culturais, pena que as vezes, nós educadores, nos prendemos apenas aos conteúdos estanques e esquecemos de valorizar a musica, a dança, o teatro, as artes em geral. Como tudo isso é rico!! E como é grande o potencial que pode dar condições aos educandos de vivenciarem novas sensações, novas experiências, novos contextos. Isso faz com que a escola seja viva, que as aulas deixem de ser enfáticas e cansativas e se tornem prazerosas, interessantes, importantes e significativas para os nossos alunos e para nós mesmos (educadores). Portanto, entendemos que é muito importante que a escola (os professores) explorem todas as possibilidades e alternativas sem medo de fazer algo diferente, novo e inusitado.



No dia 24 tivemos a abertura do dia com a apresentação cultural da Escola Estadual Ana Neri que nos apresentou uma dança com um grupo de alunas da escola, também uma excelente apresentação. Mesmo com todas as dificuldades as escolas não mediram esforços para marcarem presença e fazerem as suas apresentações. Nossos agradecimentos a todos que colaboraram de alguma forma para que fossem possíveis essas participações.



No dia 25 a apresentação cultural foi feita por Maira Lidiane Panas Helatczuk que presenteou a todos com uma linda dança Árabe. A Maira faz apresentações culturais e dá aula de dança. Obrigado Maira pela brilhante apresentação e que continue sempre fazendo excelentes apresentações com muito sucesso.



No período da manhã tivemos uma fala que teve como tema: A Importância da Formação Continuada para o Uso das Tecnologias no Processo Ensino Aprendizagem, com Prof. Marcos Morandi Diretor CEFAPRO/JUINA/MT. Ainda no período da manha tivemos a apresentação do Programa TV Escola: cenários e perspectivas feito pelas professoras: Aparecida Borralho (SEDUC), Lucimar Magalhães (SEDUC) e Antônia Ustulin formadora em tecnologia no Cefapro de Tangará da Serra.



Ainda pela manhã tivemos a apresentação de um Projeto de pesquisa pela Professora do Cefapro de Confresa "Geotecnologias Avanços ou desafios no século XXI Margarete A. A. Bonora que convidou a todos para fazer uma reflexão sobre o tema.



Na tarde do dia 25 voltamos para a Casa de Cultura e tivemos a apresentação do grupo teatral do CEJA Alternativa que apresentaram uma excelente peça teatral de teatro mudo, que mesmo não dizendo nenhuma palavra conseguiram transmitir uma excelente mensagem e que todos conseguiram compreender. Parabéns ao grupo o nossos agradecimentos pela participação.



Se considerarmos as dificuldades que os professores têm para ministrar suas aulas fazendo uso dos mais diversos recursos das tecnologias, podemos dizer que este seminário veio contribuir muito mostrando possibilidades e alternativas de se fazer uso dos mais diversos recursos e equipamentos, desde os mais simples até os mais sofisticados. Tivemos a oportunidade de vermos como o uso da internet, mais especificamente os blogs e sites podem contribuir para divulgarmos nossas ações e interagirmos com outras escolas e comunidades. Os palestrantes e convidados disponibilizaram aos participantes o material das apresentações, das discussões, dos relatos de experiências. O seminário foi valorizado com a apresentação de projetos e oficinas que nos levaram a refletir sobre a necessidade de interagir com as tecnologias de informação e comunicação, também na educação, haja vista, que essas ferramentas fazem parte do cotidiano do homem contemporâneo e a escola não pode fugir a esse contexto.



No último dia do Seminário no período da tarde tivemos uma oficina sobre BLOG - Construindo Identidade, Publicando Ações e Alimentando a Rede, com o palestrante Weder Camilo FORMADOR/ CEFAPRO/JUARA/ MT, que mostrou todos os passos para a criação de um blog. Também nos apresentou o blog (da coordenadoria de formação) que funcionará como um ponto de convergência para todos os blogs e sites das escolas e dos Cefapros (www.tecmt.com.br).



Após o termino do Seminário, depois das 17 horas, tivemos ainda um curso sobre (jogo de Dama e Xadrez) com o professor formador em Tecnologia de Tangará da Serra, Wilian Xavier que não mediu esforços para ensinar aqueles professores que se dispuseram a aprender esse jogo que desenvolve de forma fantástica nossas habilidades de estratégia e planejamento, portanto, um jogo muito importante e que deve ser praticado em todas as escolas, por professores e alunos como forma de melhorar a qualidade da educação.



Concluímos dizendo que esse Seminário foi de suma importância para todos nós e que proporcionou grandes momentos de interação, de construção de conhecimentos e de troca de experiências. Nossos agradecimentos a todos que vieram, que não mediram esforços e sacrifícios, que participaram desse Seminário, que fizeram com que acontecesse e se tornasse esse momento tão importante para todos nós.



Autores: Vitorio Helatczuk e Lourdes Alves de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para jogar Click em Play