A EE. Maria Quitéria, em Castanheira (MT), enfrenta um grande desafio: conseguir atender a todos os alunos que ingressam no Ensino Médio e garantir que completem mais essa importante etapa da sua formação. A escola é a única da cidade que oferece esse ciclo de ensino, ofertados no período matutino, vespertino e noturno, e a demanda tem diminuído a cada ano.
A escola atende também alunos do Ensino Fundamental e, para receber a todos os alunos do Ensino Médio, fez um remanejamento de horários. A alternativa foi adotada visando atender os alunos provenientes da zona rural.
A perspectiva é que, em breve, é que haja uma crescente demanda do Ensino Médio, pois os alunos têm sentindo a necessidade de se interessarem a cada dia mais em continuar os seus estudos. No entanto, muitos encontram desafios para concluir essa etapa, principalmente os estudantes do período noturno. Na avaliação da diretora, o principal motivo é o cansaço devido ao trabalho intenso na lavoura, característica marcante de uma cidade rural. A distância também é um obstáculo. Alguns alunos chegam a permanecer boa parte do dia dentro do transporte escolar, para ir e voltar de casa para a escola.
Outro fator desestimulante para os jovens investirem na sua formação é a falta de emprego na região. Segundo a diretora, muitos jovens não conseguem perceber o retorno na educação, pois não encontram muitas perspectivas de trabalho no município.
A evasão acaba sendo então um dos grandes desafios a ser enfrentado pela instituição de ensino. Para despertar o interesse dos alunos e garantir que não desistam da escola, a solução tem sido investir fortemente em novos projetos, como uma ação voltada para a área da saúde, da informática e meio ambiente. Os jovens já participaram nos últimos meses de discussões sobre tabagismo, drogas licitas e ilícitas, doenças sexualmente transmissíveis, homofobia, prevenção e combate a dengue.
Em novembro, outras atividades foram realizadas, como uma grande palestra produzida pelos profissionais de saúde do município juntamente com autoridades/representantes religiosos, alunos e professores, envolvendo de maneira integral todas as disciplinas por meio da interdisciplinaridade. Toda a comunidade local e os familiares serão convidados para participar do evento.
Esse envolvimento com a família também tem sido objeto de atenção por parte da escola, a fim de garantir a permanência dos alunos. Além das reuniões e encontros para comunicar o rendimento dos estudantes, a escola busca apresentar o seu trabalho às famílias.
Segundo a Equipe Gestora, é nítido o impacto gerado pela participação das famílias na vida escolar dos estudantes. “O aluno que o pai acompanha, tem mais interesse nos estudos e, conseqüentemente, melhor rendimento. Procuramos mostrar aos pais o papel que desempenham na conscientização de seus filhos sobre a importância da educação. Nós prezamos muito que eles acompanhem de fato os seus filhos na escola”.
Os pais têm espaço também de participação no Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, que reúne ainda representantes dos alunos, funcionários, comunidade e outros membros da escola.
A diretora e o presidente do Conselho destacam a importância desse órgão na escola, não apenas para acompanhar onde e como os recursos estão sendo gastos, mas também na orientação e apresentação de sugestões para as ações, em uma proposta que promova a gestão democrática na Escola Estadual Maria Quitéria.
Autor: Sandra Armondes da Silva
Autor: Sandra Armondes da Silva
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