terça-feira, 31 de maio de 2011

II ENCONTRO COM OS TECNICOS DOS LIEDS

2º Encontro com os técnicos dos LIEDs de Juina - 2011
 
Realizamos hoje dia 26 de maio de 2011, das 7:00 às 11:00 horas o segundo  encontro com os técnicos que trabalham nos Laboratórios de Informática Educativa (LIEDs) do município de Juina. Nesse encontro contamos com a presença de quase todos os técnicos de Juina e com o técnico de Castanheira. Foi um excelente encontro e um momento muito importante de formação. Ficamos mais uma vez muito contentes, pois, o objetivo dessa formação é refletir sobre as atividades que estamos desenvolvendo nos LIEDs, como vêm sendo utilizados e como podemos vencer os desafios que nos são apresentados todos os dias. Nosso foco hoje foi sobre como trabalhar com musica na escola e como usar o site do Google com fonte de pesquisas e recursos que poderão ajudar muito para o professor preparar melhor sua aula. Alguns dos participantes trouxeram algumas novidades que compartilharam com os demais.  Clique no leia mais e saiba um pouco mais sobe esse encontro.
2º Encontro com os técnicos dos LIEDs de Juina - 2011

Entendemos ser muito importante a realização desses encontros, pois,é nesses momentos que os técnicos sentem que não estão sozinhos. Que podem contar conosco e que estamos aqui para apoiá-los e ajudar no sentido de que possam fazer um bom trabalho. A realização desse encontro foi realmente muito importante e tentaremos realizar novos encontros todos os meses tem como objetivo completar em torno de 40 horas de formação. A formação continuada é uma das melhores maneiras de estar nos preparando para enfrentarmos os desafios que nos são apresentados todos os dias e estarmos em sintonia com a evolução de certa forma dinâmica da sociedade ou da comunidade.
 
Nesse encontro resolvemos trabalhar um pouco sobre como utilizar a musica na sala de aula ou nas formações. Nós não temos dúvidas de que a música é muito importante na vida das crianças pois as mesmas já nascem em ambientes cheios de sons e das mais diversas musicas. Trabalhar música na escola não é nada mais que continuar aquilo que a criança, o jovem ou mesmo o adulto, já traz consigo.
A música tem a facilidade de desenvolve na criança a identificação do som e suas variantes ,o ritmo e a linguagem. Através da música, acontece o desenvolvimento do raciocínio, da sensibilidade rítmica e auditiva do educando, tornando-o mais sensível ou sensibilizado e receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com as pessoas que estão próximas ou que convive. Podemos definir a música como a arte de combinar, organizar e arranjar  os sons. Também, é uma excelente fonte de trabalho pedagógico, educacional ou escolar, porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir idéias e informações, faz parte da comunicação social.

Com a utilização da música podemos criar um espaço para discussão sobre a utilização na sala de aula como recurso pedagógico. Por meio de pesquisa podemos organizar uma coletânea de música que poderão serem utilizadas em sala de aula de forma pedagógica . Também podemos prepararmos exemplos práticos, que sirvam como um guia para asa atividades com música desenvolvidas em todas as disciplinas. Durante as aulas podem ser apresentadas sugestões que envolvam os gêneros musicais. É muito importante, também, que se trate a argumentação teórica e que permita trabalhar a criatividade e o prazer musical para a sala de aula, de forma que venha ampliar o horizonte de seus alunos e garantir um aprendizado mais criativo e prazeroso. Mostramos que a música possibilita a construção do conhecimento de forma divertida e lúdica. Apresentarmos alguns trabalhos já desenvolvido ( House Of The Rising Sun, A Casa do Sol Nascente) mostrando a possibilidade de promover a interdisciplinaridade  (língua portuguesa, língua inglesa, história, sociologia, geografia e outras).  Percebemos que através da música o educando pode expressar sensações, sentimentos, pensamentos, idéias e emoções.
Na sequência trabalhamos sobre o Google. O Google representa hoje, segundo o IBGE, 90% das buscas no Brasil e a facilidade de encontrar uma empresa quando precisa-se dela e óbvia. Os mecanismos de buscas do Google são muito importantes, no entanto, saber como esses mecanismos funcionam é a chave do sucesso para seu site estar na frente e conseguir se encontrado nos momentos de busca ou pesquisa. Antigamente quando alguém procurava por um produto ou serviço quase sempre utilizava as páginas amarelas da lista telefônica para encontrar uma empresa que atendesse as suas necessidades. Hoje é cada vez maior o número de pessoas que utilizam a internet para procurar por produtos e serviços e a principal forma de busca na internet são os mecanismos de buscas. A importância dos mecanismos de busca na internet é muito grande, que só as buscas realizadas no Google correspondem a 30% do tempo que os brasileiros gastam na internet. O Google está bem na frente dos concorrentes e por isso se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Aqui no Brasil o Google é utilizado, como já falamos no início desse parágrafo, em mais de 90% de todas as buscas realizadas na internet. E tem mais, o Google também é a proprietária de uma rede social mais utilizada pelos brasileiros.
 
Não basta fazer um site e querer resultados, pois, isso vai além de ser bonitinho, e é nessa hora que o webdesigner amador deixa a desejar e aparece a diferença de quem sabe o que faz. As vezes até fazem um layout , até bonito, chamativo, cheio de animações, imagens, muito conteúdo, mas para ali. O site, vai pro ar e você fica feliz, achando até que superou suas expectativas. Em um primeiro momento pode até ser verdade, mas e depois  Porque o Google só mostra o site da sua escola quando você digita algo especifico como está no endereço? E quando um internauta que ainda não conhece escola, digita educação, ensino, aprendizagem e o site da sua escola ou cefapro não aparece para ele? E muito simples, é porque o seu site não é um site otimizado. Atrás do design do site, atrás do que o internauta vê, existe toda uma estratégia que vai além de palavras-chave que possam existir no conteúdo do site, e essa estratégia é chamada de "SEO" (Search Engine Optimization, ou Otimização do Mecanismo de Buscas), elaborada antes e durante o site ter ser desenvolvido por completo, gerando assim, um conteudo/código aprovado nas regras do Google. Ai sim o Google vai passar a entender que sua escola, ou o Cefapro é fonte de conhecimento, estudo, ensino, e entender tambem que  educação, formação pedagógica, tem ligação com a sua escola ou Cefapro mesmo que não exista a palavra  Educação ou formação pedagógica no endereço do seu site, e claro, você vai começar a aparecer nos resultados de buscas. E além disso, outras estratégias definirão o grau de credibilidade do seu site, que farão com que apareça nas pesquisas e buscas.
E uma vez automatizado, outros mecanismos de busca, também colocarão o seu site em seus resultados de buscas, pois, praticamente todos adotam técnicas parecidas com as regras do Google.

A otimização influência, mas não controla os sites de busca e pesquisa, ou seja não há garantias 100% que o seu site sempre estará em posição de destaque. Se alguém garantiu, cuidado! Uma otimização mal-feita, utilizando de ferramentas mau intencionadas para enganar os sites de busca e pesquisa pode levar ao banimento do seu site nos mesmos.
Alguns técnicos(as) trouxeram algumas contribuições, endereços de sites interessantes que podem ser acessados pelos alunos ou professores e que podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino em nossas escolas. O técnico Maike de Castanheira, mostrou um site onde é possível criar imagens "gif" usando a webcam do notebook. ( http://reddodo.com/ )
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://www.escolagames.com.br
http://www.njogos.com.br/
http://www.iguinho.com.br
Depois vimos o filme: HACKERS CRIMINOSOS E ANJOS. Enquanto as ciências da computação buscam abranger cada vez mais todas as áreas e atividades do nosso cotidiano, governos, empresas e o público em geral tornam-se vítimas do terrorismo cibernético, da espionagem industrial e múltiplas formas de fraude. Este documentário investiga o mundo do crime cibernético: as vítimas, os invasores, seus métodos e suas motivações. Vamos nos aprofundar neste mundo sombrio, enquanto os organismos da lei contam com a ajuda de ex-hackers para tentar proteger cidadãos e instituições do que pode-se prever como um verdadeiro caos eletrônico.
 
Terminamos o encontro relembrando o objetivos principal do Ensino Fundamental (FORMAR O CIDADÃO). Relembramos  a importância da escola em se preocupar com a formação verdadeira do cidadão. Que nossas ações sempre devem ter como objetivo essa formação. Formar um cidadão que será realmente capaz de interagir na sociedade, por isso é muito importante que a sala de aula seja um espaço onde se  aprenda e se possa falar com desenvoltura, onde se aprenda e se dê sentido a escrita e aos textos, onde se aprenda a calcular e veja como  esses cálculos podem afetar a nossa vida, o nosso trabalho, onde taxas e coeficientes são significativos e afetam o "nosso bolso" e a nossa vida. Enfim, a escola é o local onde se começa a praticar e onde deve ser treinado o execício da cidadania plena. 
Fontes: http://www.w2c.com.br/blog/node/12; http://www.artigos.com/artigos/exatas/tecnologia/a-importancia-do-google-para-um-leigo,-proprietario-de-sites,-ao-contratar-um-webdesign-7451/artigo/; http://sitesesistemas.com
Pesquisa e Montagem: Vitorio Helatczuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para jogar Click em Play