terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto UCA garante acesso


Finalizada a primeira etada de formação com a parceria PUC-SP/UFMT/SEDUC/CEFAPRO a Formação continuada em Tecnologia Educacional para os profissionais lotados nas Escolas UCA-MT continuarão sendo atendidos pelos formadores em tecnologia educacional e demais formadores das áreas específicas de acordo com a demanda apresentada aos CEFAPROS. Observamos então que o trabalho será contínuo e tem como foco a formação, orientação e aprendizagem mútua possibilitada pelas inovações propostas pelo Projeto.

“Já sei digitar, pesquisar, tenho acesso a muitos livros. Estou crescendo e me capacitando para o mercado de trabalho”. A frase é do pequeno Mateus Figueiredo Gomes de Andrade, 11 anos, que é um dos cerca de mil estudantes beneficiados por meio do Projeto Um Aluno Por Computador (UCA), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), que promove a inclusão digital por meio da rede pública de ensino.
Mateus é aluno do 2º ano do 2º ciclo, da Escola Estadual 25 de Outubro, na cidade de Arenápolis.  O Programa disponibiliza ainda internet sem fio para possibilitar o acesso a cibercultura.

No total, nove escolas (sendo cinco estaduais), foram inseridas no projeto, que nasceu no país em 2007. Em Mato Grosso as escolas contempladas da rede estadual são Manoel Gomes (de Várzea Grande), Damião Mamede (Jangada), Professora Maria Nazareth Miranda Noleto (Barra do Garças), Nilce Maria de Magalhães (Diamantino) e 25 de Outubro (Arenápolis).  Cada uma delas recebeu lap tops para serem distribuídos aos estudantes e professores da Educação Básica.
Mateus faz ponderações de ‘gente grande’ ao dizer que se prepara para o vestibular em Administração de Empresas ou Agronomia e que o acesso ao computador é de grande importância para alcançar seus objetivos. Antes de receber o laptop, ele não dispunha de uma máquina em casa. "Eu fazia pesquisas para os trabalhos no laboratório da escola”, conta.
“Os alunos empregam o tradutor, fazem pesquisas, podem usar o sistema que facilita e fomenta o estudo de artes, e ainda estão trabalhando na construção de um blog. Fizemos também uma discussão sobre a necessidade de preservação e direitos autorais”,explica a coordenadora pedagógica da Escola Estadual 25 de Outubro, Márcia Piovezan.  Ela complementa citando que 18 máquinas foram destinadas aos professores que trabalham no planejamento das aulas.
Na prática percebemos que o interesse dos alunos aumentou de  maneira considerável. Eles podem usar qualquer espaço da escola para estudar, pesquisar, realizar as atividades, qualquer espaço é destinado ao conhecimento”, conta ela. No total, o Programa UCA destinou 319 máquinas a unidade. Trezentas foram destinadas aos alunos e 18 para professores.
Ela explica que a metodologia empregada pelo UCA é a mesma do livro didático. O laptop é cedido ao aluno que é responsável pela conservação e entrega do bem após o ano letivo vigente.
A Escola Estadual Rural Damião Mamedes do Nascimento, instalada na cidade de Jangada, possui sete salas de aulas preparadas com tablados, tomadas e espaço adequado a disposição das máquinas.  As salas também são adaptadas aos portadores de necessidades especiais. O modelo empregado nesta unidade deverá ser expandido ao restante do estado e os projetos já estão prontos.
O coordenador de Formação e Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, explica que o Governo do Estado é responsável pelo fomento do uso pedagógico dos materiais, assim como pelas capacitações. Só ano passado mais de 31 mil profissionais passaram pelo processo de formação continuada em tecnologia educacional. “Trabalha-se para mudança cultural frente as intervenções tecnológicas. O laptop vem com jogos educativos, acesso  redes sociais. O estudante tem acesso a informações variadas, como nanotecnologia, robótica, pode fazer parte de grupos de discussões. Nesse mundo residem infinitas possibilidades de aprendizagem”, finaliza.

Patrícia Neves
Assessoria/Seduc-MT

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