ESCOLA ESTADUAL “MARIA QUITÉRIA”
PROJETO
“MERCADINHO NA SALA”
Turma: 3º Ano Fundamental/ 1º Ciclo/ 3º Fase
Professora: Maria Izabel Perdoncini Lisandro
Coordenadora: Iloni Lucia Horn
Área: Ciências Naturais e Matemática com interdisciplinaridade em Linguagem
Eixo: Grandezas e Medidas
Capacidades: Sistema Monetário Brasileiro
Tempo estimado: uma semana
Objetivos:
· Desenvolver o cálculo mental;
· Reconhecer cédulas e moedas com seus respectivos valores;
· Calcular gastos e troco utilizando o processo aditivo e subtrativo de forma escrita e oral;
· Usar a calculadora para adições e subtrações;
· Classificar e selecionar produtos;
· Comparar valores monetários;
· Ler os rótulos dos produtos;
· Etiquetar as embalagens;
· Elaborar situações problema a partir de sua compra;
Recursos:
· Embalagens vazias;
· Calculadora;
· Material para anotação;
· Cédulas e moedas fantasia;
Procedimentos:
* Realização de coleta de embalagens vazias, trazidas pelos alunos;
* Colocar preços nas embalagens;
* Organizar os produtos nas prateleiras;
* Selecionar as embalagens de acordo com a utilidade;
* Retirar os produtos prejudiciais à saúde;
* Recortar o dinheiro que será utilizado;
* Dividir em duplas para estimular a ajuda mútua (compra e caixa);
*Distribuir cédulas e moedas variadas para a compra e para os caixas;
Os alunos irão comprar os produtos e fazer o registro destes com seus respectivos valores para posterior elaboração de probleminhas. Os caixas ficarão responsáveis pela cobrança e troco. Será feito rodízio das funções.
Avaliação:
*Será observado o desempenho dos alunos durante as atividades;
*Através dos registros feitos pelos alunos;
*Por meio de cálculos escritos e orais (mentais).
RELATÓRIO
Durante uma semana foram realizadas atividades diversas envolvendo o real. Como ponto de culminância dos trabalhos foi montado o “ Mercadinho”. Os alunos trouxeram embalagens diversas que, juntamente com o professor, foram organizadas em prateleiras, com seus respectivos preços e selecionando os produtos como; limpeza, higiene, material escolar e produtos prejudiciais à saúde. Os alunos foram organizados em duplas para as tarefas de compra e serviço de caixa, revezando-se. O dinheirinho foi recortado e distribuído para cada dupla.
Ao final desta atividade percebemos que o aluno aprendeu de maneira prazerosa e lúdica a manipular moedas e cédulas, calcular troco com calculadora, bem como comparar valores. Os alunos que apresentavam maior habilidade e/ou facilidade auxiliavam os demais.
Com os registros feitos no decorrer das compras, de produtos e valores, os alunos elaboraram, no dia seguinte, situações problema também em duplas, com orientação do professor.
Algumas conversas foram realizadas sobre os alimentos que fazem mal à saúde.
Após ter sido realizada uma avaliação individual e escrita, constatamos que alguns alunos ainda encontram dificuldades, sendo necessário uma retomada das atividades relativas à temática.
Castanheira, 22 de junho de 2011.
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