A evolução da educação ou mudanças na Educação!!!
A polêmica está lançada!! Recebi nesta manhã um email com esse texto enviado por 3 colegas. Decidi publicar, para que façamos uma reflexão e um debate cada vez maior sobre a educação no nosso país, nos Estados e nos municípios. Afinal qual é o problema?? O que está acontecendo nas salas de aula?? O que mudou na vida e na profissão dos(as) professores(as)?? Que educação é esta que está sendo oferecida para todos e obrigatória, quando falamos do ensino fundamental. As comparações podem ser válidas, mas com certeza não são suficientes para dar conta das respostas. Hoje vivemos um outro contexto e uma realidade muito diferente de quarenta, trinta ou vinte anos atrás. De forma alguma podemos perder isso de vista. Afinal, somos ou não somos educadores?? Clique no leia mais para ler todo o texto.
AQUI ESTÁ O TEXTO, TALVEZ JÁ SEJA CONHECIDO DE TODO
A evolução da educação
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..
Leiam relato de uma professora de Matemática:
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$6 0,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder):
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Em 1969 os pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são estas....????
Em 2009 os pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas são estas...????
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$6 0,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder):
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Em 1969 os pais do aluno perguntavam ao "aluno": "Que notas são estas....????
Em 2009 os pais do aluno perguntam ao "professor": "Que notas são estas...????
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
A seguir publico algumas opiniões e reflexão de alguns colegas, coletados da internet.
a) "Uma coisa depende da outra e o primeiro passo a ser dado deveria ser esse, não somente nas escolas, mas começando à partir de casa, ensinando-lhes as palavras mágicas: Obrigada, por favor, bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, não jogar lixo na rua...E ensinar também à eles não somente o valor do dinheiro, do ensino que é fundamental, mas também o valor do ser humanos, dos seres vivos em geral, dando-lhes também responsabilidades e não deixando que sejam educados somente pela TV, ensinar também o significado da palavra amor e solidariedade, enfim... é uma cadeia onde uma coisa puxa outra. Se um filho não respeita e obedecem os próprios pais, que dirá outras pessoas ou professores. É preciso de uma reformulação urgente nesse sentido e infelizmente o que tenho visto é lamentável. Mas eu acredito que isso vá melhorar, ou não sei o que será do futuro... O ser humano precisa entender definitivamente que dinheiro não se come e se continuar assim, haverá dinheiro, mas nada para se comer. É preciso sentir mais a realidade dos fatos. Eu pedi para meu filho trocar de sala de aula justamente por isso, ao perceber que sua professora não estava ensinando como deveria, com duas semanas que trocou de sala eu já vi progressos nele e mais entusiasmo, já que ele gosta muito de estudar e sentia até falta dos deveres de casa que a outra não passava. Ele chega em casa na sexta-feira e já quer logo fazer a lição, embora tenha o fim de semana inteiro para fazer. É obrigação dos pais averiguar e exigir, se todos reivindicassem o ensino não estaria como está." (Autor(a) não identicado(a))
b) Hoje a faculdade de Matemática é uma das mais baratas e nas particulares está à disposição de qualquer um que ''queira ter diploma universitário mas é pobre e não pode pagar muito''. Sei do que falo. Uma pessoa próxima a mim, só fez essa faculdade, primeiro, por não ter taxa de inscrição do vestibular; segundo, por ser a mais ''em conta''. Quando ela foi prestar vestibular, perguntei se gostava de matemática, se era boa aluna...ela me disse que ''estava fazendo pelo preço e pelo dinheiro que ia ganhar como professora'' e disse ''que os alunos não importavam, e ela estava defendendo ''o dela''- quer dizer, para quem tem como perspectiva viver de salário mínimo, o salário, tão criticado, de professor é ''uma bolada''., ou seja, um bom salário. (Autor(a) desconhecido(a))
c) O contexto educacional não mudou muito. Vejo professores que saem do ensino superior sem interesse na área por causa dos salários, e muitos não atuam na área de formação. E os que ficam, em pouco tempo perdem o entusiasmo e se deixam contaminar pelo vírus da mediocridade. Fazem de conta que ensinam para os alunos fingirem que aprenderam. Se puderem, para não ter trabalho, "mastigam" todo o conteúdo - e as provas - para seus pupilos, que chegam até a 7ª série sem saber ler e entender um texto. É mais fácil, o que não quer dizer que seja o melhor. São poucos os professores que se empenham de verdade em desenvolver um bom trabalho, em ensinar crianças e jovens. Sei que em décadas passadas a educação não era nenhuma maravilha - assim como hoje . As escolas presavam por um conteúdo que ignorava a realidade de muitos alunos. Antigamente haviam castigos como a palmatória que hoje fariam qualquer pessoa ficar chocada! Mas sabe uma coisa que havia antes e que parece estar desaparecendo? O respeito e a disciplina. Sim, acredito que as pessoas hoje estão perdendo o respeito pelo outro e isso se reflete na educação. Não se respeita o professor, e este não se respeita. E a disciplina então... O que eu vejo é que os pais não educam mais seus filhos, somente criam a criança mas não ensinam valores. Tiro pelo meu círculo social. O que vejo são crianças mimadas que fazem o que querem, tem acesso a qualquer tipo de conteúdo e pais sem paciência, que chegam estressados do trabalho e acham mais fácil colocar o filho em frente à uma tela qualquer do que conversar e ensinar o que é certo. Para piorar, transferem a responsabilidade de educar seus filhos para a escola. E pior ainda: a escola rebate para os pais. E fica nisso.
Se a escola ainda tenta ensinar um pouco de valores às crianças, lá vem a família reclamar, se puder com a polícia junto. Deixou o menino na sala sem recreio? Cárcere privado. Deu uma bronca? Agressão verbal. Sim, acho que se você faz alguma coisa errada, tem que aprender desde cedo, quais são as consequências. Não estou me referindo à violência física e moral - isso jamais. O professor que agride seu aluno não merecia nem seu diploma. Mas acho certo que se o aluno piche o muro, que vá limpar; se quebrar as carteiras da escola, que pague ou conserte; se agir com preconceito, que o professor trabalhe o assunto com ele em horários extra-classe. O professor não deve só ensinar o conteúdo curricular, deve educar para a vida. Só que em nosso país, ensinamos desde cedo a passar a mão pela cabeça e que com dinheiro se passa até de ano, mesmo sendo um mal aluno - sim, conheço escolas que fazem isso. (Autor(a) desconhecido(a))
Se a escola ainda tenta ensinar um pouco de valores às crianças, lá vem a família reclamar, se puder com a polícia junto. Deixou o menino na sala sem recreio? Cárcere privado. Deu uma bronca? Agressão verbal. Sim, acho que se você faz alguma coisa errada, tem que aprender desde cedo, quais são as consequências. Não estou me referindo à violência física e moral - isso jamais. O professor que agride seu aluno não merecia nem seu diploma. Mas acho certo que se o aluno piche o muro, que vá limpar; se quebrar as carteiras da escola, que pague ou conserte; se agir com preconceito, que o professor trabalhe o assunto com ele em horários extra-classe. O professor não deve só ensinar o conteúdo curricular, deve educar para a vida. Só que em nosso país, ensinamos desde cedo a passar a mão pela cabeça e que com dinheiro se passa até de ano, mesmo sendo um mal aluno - sim, conheço escolas que fazem isso. (Autor(a) desconhecido(a))
d) Com certeza o aluno tem sim sua parcela de culpa, pelo desinteresse- e não só, os de escola pública. Lembro que na primeira semana de aula da universidade pública em que estudei- que na ocasião, havia sido eleita a melhor universidade do estado - teoricamente cheia de ótimos alunos,vindos de escolas particulares caríssimas, com terceirão e todos os ''ãos'' possíveis, teve um curso de matemática básica ,começando com conteúdo de 5ª série, para todos os universitários, porque o professor de matemática achou o nível dos calouros muito fraco. Os pais cobram tanto apenas o vestibular e o filho depois que cumpre a meta de anos de estudo voltada ao ápice de passar em um, parece que ''deleta'' tudo como se não mais tivesse importância.O mais importante foi o passar de ano não o conhecimento que teve a oportunidade de construir ou de ter. (Autor(a) desconhecido(a))
Caros leitores, colegas educadores, alunos e internautas, sintam-se a vontade para fazerem seus comentários, críticas e opiniões. Vamos manter em um bom nível o nosso debate. Obrigados a todos que visitam o nosso site e que tem a paciência de lerem e muitas vezes interagirem conosco fazendo comentários e dando opiniões. Nosso muito obrigado.
Fonte: http://blog.airtongomes.com.br/?tag=a-evolucaoda-educacao
http://bem-interessante.blogspot.com/2010/02/educacaomoderna-evolucao-ou-regressao.html
Pesquisa e Montagem: Vitorio Helatczuk
Fonte:http://www.cefaprojuina.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=494:evolucao-educacao&catid=28:tecnologia-educacional&Itemid=28
Fonte:http://www.cefaprojuina.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=494:evolucao-educacao&catid=28:tecnologia-educacional&Itemid=28
Nenhum comentário:
Postar um comentário